~Resenha: Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian~

Ficha Técnica
Título: Olho por Olho
Série: Burn for Burn (Livro #01)
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Selo: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de páginas: 320
Assuntos: Romance, Ficção


Sinopse
Garotas crescidas não choram... Elas acertam as contas.
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho...
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “;aqui se faz, aqui se paga”; poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Até onde um pequena e singela vingança pode ser tornar perigosa e imprudente? E ter desastrosas consequências?...

Mary, Kat e Lillia não têm praticamente nada em comum, há não ser por terem sofrido nas mãos de pessoas que consideravam como "amigas". E é juntamente isso que acaba aproximando as três. Em um cenário bem colegial, em meio a jogadores, lideres de torcida, intrigas, zoações e sentimentos não correspondidos, cada uma das três busca o conforto de poder dar o "troco na mesma moeda" àqueles que as fizeram sofrer.
Em meio aos planos de como seriam as tais vinganças, os segredos e magoas são revelados, mostrando como os atos impensados de uma pessoa podem ferir profundamente.

"[..] Ele anda com aqueles imbecis da Rennie e do Reeve. Acha que é uma pessoa de qualidade, mas, no que diz respeito, isso só o torna tão ruim quanto os outros. Eles me fazem ter vontade de vomitar, cada um deles. Poderiam cometer um assassinato e escapar impunes nesta ilha. Fazem o que querem e ferram a tudo e a todo. Pág. 94"

O começo foi um pouco confuso, tive um pouco de dificuldade para distinguir as características pessoais das personagens principais, me confundindo, às vezes, quem estava narrando a história. Há também vários outros personagens importantes para a trama, tendo que me acostumar com todos eles. Mas isso foi somente um pequeno detalhe, pois o enredo montado pelas autoras é algo bastante envolvente e carismático, em algumas partes bem intenso também, não só pelo fato de querermos saber os segredos por trás das vinganças realizadas pelas garotas e como fariam isso, mas como elas acabam construindo uma sólida amizade aponto de uma se arriscar para poder ajudar a outra, para que todas conseguissem ter a vingança perfeita.

"Rennie espalhou uma centena de rumores sobre mim ao longo dos anos, como o que dizia que meu pai é um traficante de metanfetamina e está treinando meu irmão, Pat, para entrar no negócio da família;[...] E todo tipo de mentira, só para ter algo interessante a dizer. Eu nem me preocupava em desmentir. Era muito engraçado, a grande mentirosa que ela era. E ela chegava a acreditar no que inventava. De qualquer forma, não importaria o que eu dissesse. As pessoas acreditariam no que quisessem acreditar. Pág. 40"

Dentre as três, o segredo de Mary foi o mais impactante, Reeve cometeu o pior dos erros e por um motivo banal: manter as aparências, que acabou marcando muito a vida de Mary e lhe causando vários problemas. Já Rennie é, além de egoísta e interesseira, uma grande invejosa. A vingança reservada a ela foi pequena se comparado ao tanto que merecia, foi a personagem mais "cobra" do livro.
Apesar de suas vinganças não chegarem a ser algo extremo, mesmo assim, não sabemos o impacto que algo pequeno pode vir a ter. E o livro nos faz pensar justamente nisso, no lado bom e no lado ruim de se realizar tal ato. E então paramos para pensar, será que a vingança vale mesmo a pena? Será que alguém pode ser diretamente culpado de algo, se não conhece a gravidade do que fez?

"- Ninguém desconfia de nós. Além disso, ninguém sabe quem você é.
Acho que faço uma expressão de pesar, e Lillia diz:
- Sim. É por isso que você é nossa arma secreta!
- Sim, sou silenciosa mas mortal - digo em tom de chacota.
- Como um pum! - emenda Kat.
Eu rio também, e depois mostro o dedo do meio para ela. Acho que é a primeira vez na vida que faço isso. Págs. 179"

A arte da capa ficou sensacional, tem tudo haver com as personagens principais, foi uma leitura muito boa, com um final de tirar o fôlego, fiquei super ansiosa pela continuação, para saber o que realmente irá acontecer, principalmente em relação a Mary, acredito que ainda há mistérios sobre ela.
Não tem como não rir, se emocionar e torcer para que elas consigam realizar seus desejos vingativos, mas que também tenham seus merecidos finais felizes ;)


Série Burn for Burn - Jenny Han e Siobhan Vivian
  • Olho por Olho (Burn for Burn)
  • Dente por Dente (Fire with Fire)
  • Ashes to Ashes.

Avaliação Final:



.: ~ * Beijinhos * ~ :.

Comentários

  1. Olá Samantha,

    Só leio resenhas positivas desse livro, ele esta na minha lista de espera de leitura e espero gostar também....parabéns pela sua resenha....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você nem imagina o que acontece com Rennie no segundo livro, não é?
    Na verdade, quando terminei Olho por Olho, coloquei o livro na estante e percorri as minhas expectativas. Conclusão? Pensei que seria definitivamente melhor. Não que tenha sido completamente ruim, mas, tive dificuldades no início. Entretanto, como você mesma disse, o final é surreal. Foi suficiente para que eu me desesperasse pela continuação.
    Dente por Dente chegou e logo encarei as 500 e poucas páginas. Bem melhor que seu antecessor, devo confessar. Talvez tenha sido pelo fato de eu já ter me acostumado com a narrativa.
    O final deste segundo volume me deixa sem fôlego só de lembrar. As autoras sabem como fechar um volume e fazer com que o leitor de morda de ansiedade pelo próximo.
    Que venha Fogo contra Fogo.

    Abração,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso que senti depois que li Olho por Olho. Vou tentar ler o mais rápido possível Dente por Dente, agora fiquei mega ansiosa *-*
      Abraçoss

      Excluir
  3. Oiie!!!
    Essa é uma daquelas resenhas que se eu tivesse dinheiro, me faria comprar na hora! (Mas só por causa do dinheiro mesmo, porque comprar, eu quero).
    Parabéns, está fantástica!
    Só leio coisas boas a respeito deste livro e estou com muita vontade de lê-lo. Adorei a parte do PUM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário